quarta-feira, 17 de abril de 2013

Dia 04


Acordei bem e fui tomar café na casa de Elsa e Júlio, encontrei a Japonesinha, falamos bastante; ola, bom dia, e depois para sair da mesa com permisso, sai cedo para caminhar pela ruas de Havana, primeiro fui no Museu da Revolução, onde conta da a historia da tomada de Cuba, na época da revolução e a influencia dos Estados Unidos sobre os contra revolucionários, o relacionamento de Cuba com a URSS, depois continuei pelas ruas, entrei em uma rua que dá em um  passeio comercial e vai até a um canal que vai ate o porto, esta região e Havana Velha ou " La Habana Vieja", como queira, aqui se encontra a praça das armas, catedral, La Bodeguita e vários prédios majestoso ou suntuosos, e uma obras prima para quem gosta de arquitetura clássica, depois fui tentar sacar dinheiro, e depois peguei uma carona com a Suzana e fui conhecer a praça da revolução, e muito linda, tem um monumento ultra moderno, que é uma torre, pode se subir e ver toda Havana, infelizmente  estava fechada, passava das cinco da tarde, nesta região tem vários prédios publico em arquitetura moderna, onde se vê as silhueta de Fidel e Che, e ao lado o Teatro Nacional de Cuba, este teatro e enorme, uma construção super moderna, depois fui ao terminal para conhecer e ver se era possível comprar passagem para Viñales, mas passagem para turista mudou-se para um terminal exclusivo perto do zoológico da cidade, então tomei um taxi com senhor que já me abordou quando cheguei neste local, mais um carro ultra sucateado, me esqueci de dizer que o carro que fui de carona era um carro coreano (Sentra) novo do irmão de Suzana, aqui como disse o taxista, os desportista, cantor, altos funcionários e novos ricos (donos de pequenos comércios, incluindo donos de hostal, pode compra carro novo, porque tem CUC, tem muito gente nas ruas sem fazer nada, como disse Suzana, pensando como fazer para dar "cachorro" em alguém, aqui, não há assalto, mas os caras sempre querem intermediar algum negocio, para ganhar alguns CUC. Andei o tempo todo, não fui molestado, - há! teve um caso interessante, quando entrei em mercado e perguntei onde tinha água para compra e uma mulher me disse me acompanhe, eu fui atrás, já pensando na mordida, depois que comprei a água e ai veio a cantada, - "usted pode me comprar um paquete de leche para mi hija" , ai eu disse - " vamos a ver" , pensei deve ser uma caixa de leite, vi o preço, deve ser em moeda nacional e apontei para o vendedor, ela disse, -" no en polvo," e escolheu o maior pacote, ai eu disse -"não es mucho caro", ia me custaria 5 CUC se fosse em moeda nacional tudo bem, eu disse "glacias" e fui saindo. Mas foi a única que tentou me levar, as demais pessoas pedi informações e não me pediram nada.  Andando sempre aparece alguém te oferecendo serviço de táxi  principalmente perto de hotel, tem vários, de 5 estrela, em um deles, hotel Parque Central que usei a internet, custa 4 CUC por 30 minutos, daí fui jantar e dormir por que tinha que acorda cedo para sair para compra CUC e ir para Viñales pela manhã.
Táxi do terminal ate próximo do hostal – 8 CUC
1,1/2 de água – 1,5 CUC
Um lanche em uma lanchonete La Giovanne – 5 CUC
Café no hostal de Elza – 4 CUC
Jantar no hostal de Elsa – 8 CUC
Uma agua 500 ml – 2 CUC
Um pernoite na Casa de Suzana – 25 CUC




Nenhum comentário:

Postar um comentário