quarta-feira, 17 de abril de 2013

Dia 03


Cheguei em Havana as 13:40 hs, passei pela imigração, cambio de dólar para CUC (MOEDA PARA TURISTA), na saída do aeroporto esta o taxista que foi me pegar com o nome em um cartaz, taxi era um doge de 1947, uma relíquia, com motor adaptado para o diesel, conforto zero, os bancos todo em molas, mas todo recuperado, fazia um calor tremendo em Havana, o ar condicionado era digital, você girava o quebra vento para minimizar a sensação de calor, fui conversando  com o motorista e ele foi mostrado os principais prédio público durante o caminho. Fui me surpreendendo com a conservação da pista que nos levou até a hospedagem, e os veículos, tem de tudo, carros velhos e veículos novos, na sua maioria chinês, tem Peugeot novo, carros coreano e poucos japoneses, quando cheguei na hospedagem, lá estava a senhora Elsa me aguardando, fui ate a sala de estar, me apresentou o seu esposo, ele me passou informações, sobre os cuidados que devo tomar, me disse que Havana e tranquilo, pode caminhar pelas ruas, de dia e de noite, só não aceitar nenhuma oferta de serviços, nem comprar alimentação dos ambulantes, que por sinal são poucos.  Depois me apresentou uma senhora que levou ate onde eu fui me hospedar, a dona da casa se chama Suzana, aqui e assim, quando uma casa esta lotada eles te encaminham para outra vizinha, mas o local e bem bom, tipo um apart-hotel, aproveitei o resto do dia, guardei minhas bagagens e fui caminhar conhecer a principal avenida (Prado), os prédios em sua maioria estão mal conservados, mas estão recuperando os prédios públicos e os hotéis, no primeiro momento impressiona, arquitetura linda, abandonada, os veículos principalmente, são velhos com motor fumacentos (diesel), como  já disse anteriormente, tem muito carro novo. Aqui se usa muita moto com cabine para taxi, depois de dar um giro, fui jantar na casa de Elsa e Júlio, na mesa esta um barato, tinha três casais americanos e uma jovem japonesa e um casal, eu era único que não falava inglês, no final quando pedi desculpa por levantar antes da mesa, uma senhora falou algo, eu disse no speak inglês, hablo português e um pouco de espanhol, outra senhora  disse em um português americanizado,- "já morei em Rio de Janeiro", falamos um pouco na mesa, e sai, depois esta mesma senhora foi falar comigo quando eu esta esperando na antessala para pedir mais informações com o Júlio, me disse que morou 4 anos no Leblon a partir de 1975, muito simpática, lhe disse que o Rio mudou muito, ela me disse que prefere a época em morou lá, depois fui descansar.
Uma agua de 500 ml – 1 CUC,
1 pernoite em casa de Suzana – 25 CUC,
1 jantar na casa de Julio – 5 CUC,
Taxi do aeroporto a casa de Suzana – 25 CUC.
População em torno de 3 milhoes de hab.
Temperatura hoje: passa dos 35 grau




Um comentário:

  1. e as aulas de inglês? poderia ter treinado um "hello.. my name is Jader ... i'm from Brazil" hahahahahha

    ResponderExcluir